Sustentabilidade - Brennand Cimentos

UMA POLÍTICA SUSTENTÁVEL, QUE RESPEITA O MEIO AMBIENTE

Com ações que contribuem para minimizar o efeito da ação do homem nas gerações futuras.

O monitoramento ambiental é uma importante ferramenta de controle

que auxilia na melhoria contínua do processo de gestão ambiental e indicam a eficiência das propostas de mitigação dos impactos de todos os empreendimentos.

A Brennand Cimentos realiza diversos monitoramentos em suas duas Unidades (CNC e CCP) através do acompanhamento sistemático das variáveis ambientais relevantes aos seus processos, em cumprimento à condicionantes ambientais e aos planos de controle e gestão ambiental.

Aderente à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a  Brennand Cimentos através do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, promove a gestão integrada de resíduos sólidos através reaproveitamento máximo de cada um dos resíduos gerados em seus processos, direcionando-os para a sua própria cadeia produtiva ou para outras cadeias produtivas de menor impacto, estimulando a redução das gerações, o desperdício de materiais, incentivando a produção de um produto cada vez mais verde e sustentável.

  • Princípio dos 7r’s (Coleta Seletiva e destinação ecológica)

  • Ações Sustentáveis BC (Plantios, recuperação de áreas degradadas)

  • Reuso da água (Estação de Tratamento de Efluentes com reuso do efluente tratado)

A Brenannd se preocupa com o bem-estar social e tem projetos fixos e frequentes

com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e toda a comunidade.

 

Escolas Esportivas Estrela Nacional

Clique aqui e saiba mais

Circuito Cultural Cimento Nacional

Clique aqui e saiba mais

Agenda Socioambiental

Clique aqui e saiba mais

Programa de Educação Ambiental

Clique aqui e saiba mais

O Coprocessamento de resíduos industriais ou urbanos

(pneus, óleos usados, plásticos, tintas e outros) é uma técnica utilizada na Indústria de Cimento para transformar materiais que seriam descartados em energia e matéria prima. Além da eliminação total dos resíduos dentro do forno a tecnologia evita o consumo de combustíveis oriundos de fontes naturais não renováveis, utilizando a energia gerada na combustão dos resíduos.

O Coprocessamento contribui diretamente para o Meio Ambiente, pois é dado uma destinação final, sem geração de novos resíduos e diminui a exploração de recursos naturais não renováveis (coque, gás, calcário, argila, entre outros).

Interessado em destinar resíduos, clique aqui.

Vantagens do coprocessamento:

  • Redução dos impactos ambientais, como redução da emissão de CO2;
  • Sustentabilidade ao reduzir o consumo de combustíveis naturais não renováveis;
  • Não produz cinzas, uma vez que ela é incorporada a estrutura cristalina do clínquer;
  • Destinação definitiva de resíduos;
  • Redução do envio de resíduos para aterros;
  • Contribuição à saúde pública, por exemplo, na eliminação de focos de dengue (pneus);

A Brennand Cimentos possui instalações (CNC em Sete Lagoas/MG e CCP em Pitimbu/PB), para coprocessamento, entre as mais modernas do país, com capacidade instalada de coprocessar anualmente mais de 200.000 t de resíduos (classe I e II), seguindo todas as legislações vigentes, com medidas rigorosas de controle e monitoramento ambiental, garantido através do respeito ao meio ambiente, saúde e segurança para seus funcionários e para a comunidade do entorno das suas instalações.

A Brennand Cimentos produz cimento de qualidade superior, buscando atender as necessidades dos seus clientes, sempre de maneira sustentável com respeito e compromisso com todas as partes interessadas.

 

Na Cimento Nacional a Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

tem importância fundamental para sustentabilidade do negócio e a manutenção de medidas para prevenção de acidentes e minimização de riscos, mostrando a preocupação com a vida e impactando diretamente no bem-estar dos colaboradores e no desempenho da empresa.

As áreas de cada uma das unidades são acompanhadas por seus respectivos comitês e desenvolvem ações, direcionadas a colaboradores diretos e indiretos, que incluem padronização, inspeções regulares de segurança, sistemática de análise de acidentes, investimento contínuo em equipamentos e treinamentos.

A Cimento Nacional atua continuamente na implantação de novos padrões e diretrizes com foco em segurança do trabalho e saúde ocupacional. Um exemplo é o projeto “Governança em SST” que busca continuamente a redução do número de acidentes para zero e a implementação da cultura de SST

E para o acompanhamento e monitoramento das diretrizes e metas, a Cimento Nacional adota os indicadores de SST com ênfase nos preventivos, tais como: Desvios Comportamentais, Abordagens de Segurança (Liderança), Inspeções e outros; assim como mantém a atenção no acompanhamento dos indicadores reativos, tais como: acidentalidade e advertências.

Como base nas diretrizes da “Governança em SST” buscamos manter o foco e a atenção nos seguintes aspectos:

Liderança visível;

Dono de área;

Mudança comportamental (Abordagens de Segurança, Desvio Zero! SafeStart ® e treinamentos);

Identificação e tratativa dos Desvios (base da Pirâmide);

Gestão de SST das empresas contratadas (Prestadores de Serviços).

Na Cimento Nacional, a “Cultura de SST” e a redução da acidentalidade demandam uma disciplina operacional intensa e rigorosa, por isso tem acompanhamento contínuo com foco nas questões comportamentais.